Avaliação Psicológica para Cirurgia Bariátrica: O que é Avaliação Psicológica para Cirurgia Bariátrica? Porque devo fazer avaliação com o Psicólogo? Como é a Avaliação Psicológica? Qual a importância deste processo? Quanto tempo dura esta Avaliação? O que é o Laudo Psicológico para Cirurgia Bariátrica? Preciso continuar passando no psicólogo após a Avaliação?

Avaliação Psicológica para Cirurgia Bariátrica

A Cirurgia Bariátrica é uma cirurgia realizada por uma equipe médica, através de algumas técnicas, aonde você vai se submeter ao procedimento e precisa passar por um período de preparação devido às mudanças tanto físicas quanto emocionais que ocorrerão após esta intervenção.

A avaliação psicológica para a cirurgia bariátrica é um processo onde o psicólogo levanta informações junto com você para compreender seus pensamentos, sentimentos e os seus comportamentos relacionados à comida. O objetivo é esclarecer o quanto você está preparado internamente para a cirurgia e as mudanças que ocorrerão. 

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

Porque devo fazer avaliação com o Psicólogo?

Porque é fundamental falar sobre suas emoções relacionadas à comida. As nossas emoções e pensamentos têm um papel essencial na nossa vida, além de nossos comportamentos e hábitos que podem ter colaborado com a obesidade. É preciso se conhecer e através desta reflexão criar outros caminhos para depois da cirurgia.
Inscreva-se no canal para receber nossos videos.

Como é a Avaliação Psicológica?

Serão realizados alguns encontros onde o psicólogo explorará alguns temas importantes. Isto pode ocorrer pela aplicação de questionários e ferramentas. Também nestes encontros é verificado se você sabe tudo o que vai ocorrer durante o processo e se está preparado internamente para ele. Algumas dúvidas e questões que surgem são esclarecidas em um trabalho conjunto (entre o psicólogo e você).
Inscreva-se no canal para receber nossos videos.

Qual a importância deste processo?

Além de um processo obrigatório, ele é fundamental. Justamente por ser tão importante olhar para dentro de você, conhecer suas emoções, pensamentos e comportamentos relacionados à alimentação é que o processo é obrigatório. Mas não se assuste! O objetivo não é te julgar ou tentar te convencer a não realizar o processo, é apenas olhar para si mesmo e para esta parte que é essencial para que sua cirurgia seja de fato bem sucedida.

Quanto tempo dura esta Avaliação?

Depende de cada pessoa. Existe um tempo mínimo e um tempo máximo. Não se preocupe que o tempo de duração será o necessário para que sua avaliação seja benéfica para você. Então o mais importante é o objetivo e o resultado que virá deste processo, independente do tempo que demore. Mas adianto que não é possível olhar para tantas questões em apenas um encontro!

O que é o Laudo Psicológico para Cirurgia Bariátrica?

É o documento que será emitido ao final da avaliação e será entregue a você para encaminhamento ao cirurgião liberando-o ou não para o procedimento pela Psicologia. É realizado uma devolutiva para você explicando tudo o que está escrito neste documento e se for necessário também realizamos alguns encaminhamentos.

Preciso continuar passando no psicólogo após a Avaliação?

Este acompanhamento não é obrigatório, mas é indicado em alguns casos. Após a cirurgia bariátrica muitas mudanças ocorrerão e precisamos de um tempo para nos adaptarmos. Mesmo sabendo de tudo o que poderá viver no pós-cirúrgico, quando você está vivendo isto pode te trazer uma carga emocional grande onde você precisará de auxílio.

Lembre-se, você pode procurar um psicólogo em qualquer momento da sua vida, sempre que sentir necessidade.

Quer saber mais?

Baixe nosso E-book explicativo aqui gratuitamente. Clique na imagem para baixar.